Skip to main content

[Opiniões] “Soberba Escuridão”, de Andreia Ferreira






Sinopse

"Quando o relógio pisca as doze horas intermitentes, Carla recebe no seu quarto uma visita indesejada. A partir daí, todo o seu mundo desmorona e a solidão e o medo encarregam-se de a arrastar para um estado deprimente que só um desconhecido parece compreender.
Cega de paixão, nega as evidências de que o seu novo amor é mais do que um rosto angelical. Ele esconde segredos que a levarão para perigos que parecem emergir das profundezas do inferno."

Opinião

Já li este livro há algum tempo, mas tanto o Tertúlias à Lareira como Os Livros Nossos já tinham a opinião das administradoras e abstive-me de a escrever até agora. Por isso, esta será a primeira opinião do Desejos de Alma!

O que posso dizer sobre este Soberba

Gostei da escrita da autora, principalmente pelo movimento nela patente e os muitos pormenores que constituíram a acção. É fluída, com uma linguagem acessível e diálogos interessantes, nada aborrecidos.

Gostei da autora ter dado ênfase a Portugal, sendo que a acção decorre na cidade de Braga. 

As personagens desta história que são importantes referir são a Carla, personagem principal, e as duas duas amigas, Ana e Raquel, cujas personalidades são dispares e chocam uma com a outra. Falta ainda referir o Caael, uma figura misteriosa do princípio ao fim que é também o interesse romântico de Carla. A relação entre Carla e Caael é cativante e impele-nos a continuar a ler. No entanto, achei que lhes faltava qualquer coisa. Talvez, maturidade. Mas são jovens… Atenção que tem algumas cenas picantes, por isso, não se aconselha a crianças. É mais destinado a público jovem/jovem adulto. 

Também gostei do suspense... houve sempre um mistério ao longo da trama. Eu só consegui juntar as peças no final e isso manteve-me concentrada até à última página. O final foi… não vou dizer surpreendente, mas agradável...

Confesso que não achei a ideia inovadora. E, apesar de ter gostado da escrita da autora, penso que uma nova revisão não faria mal. Encontrei erros de sintaxe e ortografia muito básicos que ultrapassaram os simples “erros de escritor”. Falta-me agora a expressão, mas é quando o próprio escritor não consegue identificar os seus próprios erros no texto. Acho que, lido em voz alta, alguns dos erros teriam sido facilmente identificados. Sei que não sou uma expertna língua e na escrita, mas é a minha opinião.

Assim, para finalizar, gostei. Foi uma óptima obra de estreia de Andreia Ferreira (excepto os erros – nada que uma revisão antes da 2ª edição - se houver - não resolva!). 

Tenho andado há semanas para ler o Soberba Tentação. Espero poder fazê-lo em breve.

Obrigada, Ni (Tertúlias à Lareira), pelo empréstimo!

Comments

  1. Concordo com a opinião! :)

    A ideia não é nada inovadora, até o pode ser para o público jovem português, pois não há muito o género young adult na nossa língua, mas para mim este conceito de romance adolescente sobrenatural já é uma ideia muito batida. Claramente precisava de uma melhor revisão!

    Depois se leres o 2º diz, que estou naquele impasse de ler ou não ler.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou ler, sim =) A Isabel d'Os Livros Nossos emprestou-me! Obrigada pelo comentário!

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?