Skip to main content

[Epifanias] - Bloguivismo... o que é isso?

Em "conversa" com duas bloggers, uma responsável por Estados de Espírito #24 e a outra do blogue Imperatriz Sissi, fiquei inspirada para escrever sobre BLOGUIVISMO. Desconheço se a palavra já foi cunhada por alguém, mas como pesquisei no google e não me apareceu nada de jeito, decidi aplicá-la aos meus Devaneios. 

No sentido de  
DESPORTIVISMO NOS BLOGUES!

Este post é dirigido a todos: leitores, bloggers e etc e tal (expressão da Pipoca Mais Doce).



É lamentável o que acontece em alguns blogues e com alguns bloggers. Felizmente, nunca tive nada do género aqui, mas também não faço festa por isso, porque o Desejos só tem 2 meses e ainda tem muito tempo para levar com isso!


Mas afinal o que é isso de bloguivismo? Passo a explicar como cheguei lá:

Bloguismo - Bloguista (Desportivista)
Não me soava bem, POR ISSO:
Bloguivismo - Bloguivista (=Desportivista no blogue) et voilà!

E o que é isso de ser Desportivista? Fui ao dicionário, aqui, e apesar de reconhecer a palavra, não consegue dar nenhuma definição. Interessante...

 
Weird, right




Quer dizer, a palavra existe, certo? Desde pequena que oiço "Tens de ser mais desportivista"; "Tens de ter mais desportivismo" e bla bla bla. Uf... quando eu perguntava o que era isso, diziam-me que era "agir com fair-play" e eu ficava na mesma, tipo assim:

:O "O que é fair-play? Um jogo de fadas?". Oh pá, desculpem, eu era criança, sabia pouco de inglês, ouvia isto e pronto... saiam-me as maiores barbaridades pela boca! Se bem que não tenho a certeza de ter dito esta em voz alta. E dou graças aos Céus por não as ter dito todas em voz alta, senão os meus pais internavam-me (and believe me, eu estou estudar Psicologia!).

Continuando... encontrei este site muito interessante e fair-play é "respeitar as regras. Engloba as noções de amizade e de respeito pelo outro. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal)". 

Um Bloguivista é todo aquele que:
- Visita blogues e os comenta, periódica ou regularmente, 
- Posta nos blogues 
- Etc e tal (novamente, expressão d'A Pipoca mais doce).

Bloguivismo é: 
(conjunto de direitos e deveres de um Bloguivista)

- Respeitar os bloggers do blogue que estão a visitar e a ler, sejam vocês leitores, bloggers ou ______ (preencher o espaço)

- Não inferiorizar os outros blogues, sejam leitores ou bloggers, mesmo que o vosso vos pareça melhor. Para quê fazer isso? Para se sentirem melhor? Hum... Há maneiras mais fáceis e melhorzitas... basta puxarem pela cabecinha! Vocês conseguem :D

-  Não desrespeitar o blogger nos comentários. Comentários menos positivos (aka negativos) aceitam-se, mas sempre com base na Educação e no Respeito. 

- Não difamar o blogue do qual não se gosta só por isso mesmo: por não se gostar. As pessoas têm gostos diferentes e têm o direito a decidir se gostam do blogue x, y ou z. Qual é a lógica de se andar aí a difamar? Pura maldade, só pode... Não gostam, não gostam, pronto. Não se chateiem, não percam tempo a falar disso, não voltem a esse blogue e andem com a vidinha para a frente. É claro que se gostam, podem divulgar à vontade eheh sou tão mazinha (naahh, não sou nada!)

- Não escarnecer nem "roubar" o conteúdo dos posts Isso é feio de se fazer, meninos e meninas! E eu bem sei de uma ou outra situação em que isto aconteceu. Se algo vos agradar em determinado post, mencionem a fonte.Viram os links dos blogues que deixei em cima das duas bloggers com quem falei? Pedi autorização às duas. E viram a expressão que "roubei" à Pipoca mais doce? Ahah, rasteira. Não viram nada que não eu não roubei nadica de nada. Eu citei a fonte, se bem que indirectamente! Acho que não custa nada tratarmo-nos uns aos outros com respeito. Estou errada?
  
DEVERES (mais sérios) DE UM BLOGUIVISTA
("mais sérios"? Mas há de outro tipo?)

"Ainda há mais?", perguntam vocês.  
Pois claro que há! Pensavam que eram só rosas, não?

- Visitar e comentar TODOS OS DIAS TODOS OS BLOGUES DE QUE SE TORNOU SEGUIDOR

Emoticon Engraçado 
What the hell, man? 
Ok, ok, I'm just kidding! Não teve piada, mas foi o que se arranjou a estas horas. 
É impossível fazer isso! Eu não faço, ninguém faz! Visitar e comentar os blogues não deve ser, de todo, uma obrigação :D Respirem!

Mas uma "obrigação" que não é obrigatório - mas é altamente aconselhável é:

- Divertirem-se com os blogues que visitam. Gostarem do que lêem, sentirem-se bem-vindos naquele pequeno grande espaço, espairecerem por breves momentos e esquecerem por um bocadinho a realidade. E ai, se quiserem comentar, comentam!

 Decerto que os leitores  agradecem se todos cumprirmos estes pontos e os bloggers também pois não se cria mau ambiente.  Repito: Esqueçam o ponto de comentar e visitar todos os dias todos os blogues. Era uma piada. De mau gosto, mas novamente foi o que se arranjou a estas horas.

Todos agradecem, seja nos blogues, seja na "vida real"! Há que ter "desportivismo" em tudo! (na minha opinião)

 Que me dizem do BLOGUIVISMO?
Se tiverem algo mais a acrescentar, por favor, deixem nos comentários.  
Eu agradeço e todos agradecem! 


Vá, depois disto, venham daí esses comentários haters! I dare you... Sinto-me maléfica agora ahah 

Emoticon Engraçado 

E, não, não censuro comentários. Pelo menos, ainda não, por isso, como se costuma dizer:
Be my guest!

Comments

  1. Todos os dias não, credo, mas pelo menos hoje comento: acho bem!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Era só uma brincadeira!
      Obrigada Carla :D

      Delete
  2. Ahahah! Adorei este teu post :b Estás de Parabéns!

    E concordo claramente com o respeito mútuo que tem de haver entre bloggers. Isso e as pessoas não serem nem invejosas nem mesquinhas. Uma boa colaboração e sentido de ajuda entre nós é muito melhor do que o diz que disse.

    Beijinho grande e continua com os bons posts!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Merci, fico muito contente com as tuas palavras! :))

      E sim é muito melhor o respeito mútuo, estou farta de ver a competitividade a ser levada por maus caminhos. Os leitores ressentem-se e nós levamos por tabela. Não é saudável! :D

      beijinho* e obrigada!

      Delete
  3. O post está óptimo! Devia ser divulgado por aí, comentado e assinado pelos bons blogers nacionais. Adorei a ideia de "bloguivismo". Da discussão nasce a luz, realmente! Uma das coisas mais giras da blogosfera é mesmo a interacção, conhecer pessoas interessantes, comentar os textos uns dos outros...não custa nada ser fofo e educado!

    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Sissi ;) fico contente por teres gostado! Foste uma das inspiradoras! Obrigada por isso!

      Quanto ao divulgar... eu não divulguei em lado nenhum a não ser na página FB. Nem para mim sou boa! lololol :DD

      Delete
  4. Alô Ray. Acreditas se te disser que hoje vinha no comboio e vinha a pensar, hoje é terça-feira, tenho de passar no blogue da Ray. E quando cheguei tinha o teu reminder. Gostei da coincidência! :D
    Adorei o post e obrigada pela menção honrosa! :D
    Realmente, gosto do conceito e acho que tocaste em todos os pontos essenciais, portanto não tenho nada a acrescentar.
    Enfim, isto dos blogues às vezes torna-se estupidamente complicado. Já vi com cada situação, que enfim... até fico parva, o que em si já inspirou outro texto que pretendo escrever mas está ainda a marinar na minha cabeça... :D
    Gostei muito, venham mais devaneios à lá Ray!

    ReplyDelete
    Replies
    1. OLá Filipa ;)

      Sim, acredito, sim!
      Menção honrosa! ahah Resta saber se mais pessoas vão ler estes meus Devaneios que, apesar de não serem profissionais, são da experiência que tenho, do que vejo e do que sinto... :D

      Que venha esse texto, ficarei à coca dele, depois manda-me um reminder. Às vezes são tantos posts ao dia que não os apanho a todos! lolol

      Beijinho* e obrigada!

      Delete
  5. Ehehe post mto giro :)

    afinal faço desporto todos os dias e não sabia!!

    ReplyDelete
  6. Faço minhas as palavras da Morrighan haha :)
    Muito bom mesmo.

    (btw... o etc e tal não é uma expressão da pipoquinha...já a ouço desde que me lembro (e os meus pais nao conhecem a pipoquinha de lado nenhum xD) (kidding you know)

    ReplyDelete
  7. Querida Ray*,

    Eis eu aqui a estrear-me como comentadora de ti... penso que não podia ter escolhido post melhor para me lançar! Ahahahah :P
    Concordo tanto, mas tanto contigo. E achei super interessante quando disseste que havia outras maneiras de uma pessoa se sentir bem sem ter de atirar uma bomba à cara da outra! Isso não é novidade nenhuma, mas as palavras que usaste para transmitir essa ideia foram tão, mas tão bem escolhidas e claras! Juro que li isto e pensei "wow, a Ray* tem mesmo a sensibilidade de uma Psicóloga"! :P
    Adoreeeeeeeeeei.

    Continua a postar, eu vou continuar a ler e a deliciar-me com este cantinho!

    Beijinho!

    P.s.: adoro as imagens que pões nos posts, interligadas com o texto. É uma ideia tão original!...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Querida M.

      Obrigada pelo comentário :D

      Fico muito contente por teres gostado e especialmente da parte que referiste! ahah Há muito tempo que não ouvia, ou lia, dizerem-me que tinha a sensibilidade de uma psicóloga, obrigada. Voltei a ter esperança! eheh

      Obrigada ^_^ e as imagens são mesmo giras, quando as procuro, farto-me de rir com o que encontro!!

      Beijinho**

      Delete
  8. Bloguivismo... gostei da palavra! =)

    Acho muito importante haver desportivismo nos blogues.
    Deve haver muito respeito mútuo entre blogueiras/os.

    Eu por acaso (que me lembre) nunca tive problemas e escândalos no meu blog, e já o tenho desde de 2008. =)

    Por fim, acho o bloguivismo espectacular!!!!!

    Beijinhos com essência
    Miss Tari
    Essência de Tari

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?