Skip to main content

[Inspirações] Fernando Pessoa - Aos Amigos...

Esta dedicatória de Fernando Pessoa aos Amigos sempre me inspirou... Nem sei muito bem porquê... Ora leiam :)

***
"Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Até que os dias vão passar, meses... anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo.... Um dia os nossos filhos vão ver as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto! "
Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!" A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrimas abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes desde aquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida te passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" 

Fernando Pessoa, Dedicatória aos Amigos
Já a conheciam? Tenho-a comigo desde 2008/2009.

Comments

  1. :) Fizeste-me lembrar uma aula do Prof. João Moreira, de Relações Pessoais... em que ele disse exactamente que as amizades não são para sempre. e embora possamos ter consciência disso ao longo dos anos, acho que choca sempre saber que os estudos demonstram isso mesmo. Será que isto acontece por é mesmo assim, algo natural, deste tipo de relações, ou por que nós não conseguimos "evoluir" o suficiente, socialmente, para "fazer a coisa certa" (promover o contacto, etc.)?
    Respondendo à tua pergunta, não conhecia de todo este texto. Vai ser também uma referência para mim, de agora em diante :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo teu comentário :)

      Ainda bem que vai ser, pois este texto sempre me inspirou!

      Quanto a essa aula do Moreira, eu tb a tive e inclusive fiz um relatório individual de um artigo sobre essa temática - amizades não durarem para sempre - no qual tive 17! Vá-se lá entender... :DD

      Eu acredito que há coisas que têm de acontecer... quando a relação é "nociva" e não há cura, não há como impedir. Mas claro que é o meu eu negativo a falar, um eu que já passou por isso. Não passámos todos?

      Beijinho**

      Delete
  2. Boa! Parabéns! Foi uma óptima nota ;) Eu já nem me lembro qual foi o meu tema...

    Pois, compreendo o que queres dizer... eu acho que isto acontece também em relações "saudáveis"... também já passei pelos dois tipos de situação e conheço pessoas próximas a quem vi acontecer o mesmo... eu acho que é em parte devido a uma certa falta de investimento contínuo de ambas as partes. Mas bom, chega de Psicologia! :D

    Beijinhos e obrigada por esta partilha! ;)

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?