Skip to main content

[Epifanias] - Porquê seguir blogues e quais seguir? São tantos...



Os Devaneios desta semana estavam difíceis de sair, por falta de tempo, preguiça e mais não sei o quê! Ah e ainda leituras e escrita e coiso e tal…

Continuando… Hoje incidem sobre:

Quais as vantagens em seguir um blogue (ou um milhão, tipo eu)?

Hoje em dia são tantos por onde escolher que não nos vamos pôr a seguir só para nos vangloriarmos de que seguimos um milhão de blogues, certo? Há que haver motivações por trás.

A verdade é que alguns bloggers não se sentem acarinhados, não sentem o seu trabalho valorizado. Ou porque não têm seguidores, ou pela ausência recorrente de comentários ou, ainda mais grave, pela quantidade diminuta de visitas. 


No entanto, nenhuma das razões– sejam aquelas que referi, sejam outras que não foram contempladas - pode determinar a satisfação do blogger, mas o facto é que determina. Somos humanos, bolas! Queremos carinho! Isto agora deu-me ideia para outro post, mas adiante!

Existem múltiplos factores para explicar as situações acima referidas que fogem ao controlo do blogger e que pretendo esmiuçar num outro post. A principal é que ninguém tem tempo para comentar nem visitar todos os blogues todos os dias. As pessoas, efectivamente, fazem uma selecção dos que mais gostam. E chegámos onde eu queria chegar desde o início. 

Quem não leu o meu post sobre MOTIVAÇÕES PARA TER E CRIAR UM BLOGUE e BLOGUIVISMO, aconselho a fazê-lo, aqui e aqui, respectivamente
 

Mas como saber qual ou quais seguir? A dúvida persiste…

Leitores… lembrem-se que os bloggers também têm vidas, mas que postam no blogue porque gostam - alguns não e eu ainda não sei identificar quais, mas se há coisa que eu aprendi ao longo da vida, nos meus curtos 21 anos, é que há de tudo um pouco por esta comunidade fora. Por esta e por todo o mundo! Já nada me surpreende (isto dito por uma futura psicóloga é cá uma pérola… Não estou a ser negativa, apenas a dizer as coisas como elas são ou penso que são...).

Os bloggers postam porque gostam e porque têm um objectivo – o de ajudar alguém, o de divertir alguém, o de melhorar o dia de, pelo menos, uma pessoa após um longo e cansativo dia de trabalho.

Em troca?
Todos querem comentários fofinhos e, vá, menos fofinhos (eu, pelo menos, aceito todos. Aprendo com todos eles!), visitas e… que, de facto, se divirtam a ler o que escrevem.

Neste blogue, a sua autora formula questões pertinentes:

Porque devemos seguir um blogue que gostamos? 
O que vou ganhar ao segui-lo?
 Porque devemos seguir um blogue de que gostamos? 
Há algum critério para seguir um blogue
Segue alguma regra para seguir um blogue?
 O que lhe chama atenção em determinado blogue?


De facto, são questões que nos fazem pensar e que dão pano para mangas!
Falando por mim, não comento em todos os blogues e há aqueles que sigo mais do que outros, mas sempre que lá vou, tento comentar. Não porque espero obter alguma retribuição, mas no caso de receber visitas, também gostaria de que comentassem. Parece que me estou a contradizer, mas basicamente a ideia principal é: Dar e receber.
Passo a esmiuçar para que não fiquem com a ideia errada!
O blogger sente satisfação, realização e/ou ____ (preencham o espaço como vos der mais jeito) ao ler as nossas palavras, as palavras que escrevemos, enquanto seus leitores e seguidores.

Acho que é importantíssimo valorizar o trabalho dos bloggers cujos blogues visito. A minha visita ajuda por si só, mas uma palavrinha em cada um dos que visito não me “rouba” muito tempo (e com isto não estou a dizer para comentarem! Credo! só o fazem se quiserem, eu hein?). E há mais: o blogger fica satisfeito e mais empenhado em criar posts mais criativos para satisfazer os seus leitores! Dar e receber, neste contexto, tem um aspecto muito mais positivo do que a ideia egoísta e simplista que as minhas palavras puderam talvez transparecer à primeira vista e do interesse que isso pode acarretar!

Nós, bloggers, tentamos transmitir algo a vocês,leitores, seja através de passatempos (e agora não falo só dos literários, há passatempos de todo o género e feitios), seja através de posts engraçados, rubricas interessantes – sobre Cinema, Séries, Receitas de culinária, etc. E esperamos seriamente que se divirtam… e que apreciem o nosso trabalho. Assim, recebemos as vossas visitas e mesmo que nem todos comentem, as visitas por si só já nos incentivam!

Por mim falo, em todos os blogues que sinto, eu ganho alguma coisa, de forma quase inconsciente: divirto-me, às vezes ganho um livro, ou algo mais, ganho “verdadeiros” amigos, pessoas muito interessantes, troco ideias, debates, alimento a cooperação mutua… enfim, podia ficar a noite inteira a falar disso e mesmo assim não seria suficiente!

Regras e critérios para seguir um blogue (ou um milhão deles)? Só uma: sentir a paixão do blogger pelo que faz! Ou duas: Divertir-me com aquilo que leio! 

E têm de focar temas que eu (vocês) considero (consideram) pertinentes!

Quanto ao que me chama a atenção: temas interessantes! Temas engraçados (estou a repetir-me, desculpem), criativos, que acrescentem alguma cor à minha vida e alimentem as minhas próprias paixões!


Eu tenho-me sentido feliz, o blogue tem crescido gradualmente e tenho adorado escrever aqui - alguns seguidores sabem o quão sincera sou e o quão gosto de escrever aqui. Mas... em complemento, eu sei que: 


E vocês, caros leitores, o que vos leva a seguir um blogue (ou um milhão deles)?

Comments

  1. Um milhão deles, também.

    A maior parte comecei a seguir, perdi o interesse. Ainda sigo com muita atenção montes deles e encontro por aí muita coisa interessante. Também tento comentar, mas muitas das vezes, só tenho tempo para uma olhadela rápida, porque se não perdia-me muito. :(
    Estou a tentar melhorar isto, mas tem de ser aos poucos! Bom post! :D

    Um beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. eheh ;) é verdade, encontra-se por aí coisas muito interessantes! Comentar é difícil, confesso!

      Tenho andado para passar pelo teu! Estou em falta! a ver se hoje, mais loguinho, trato disso!

      Obrigada ;))
      beijinho*

      Delete
  2. Também sigo muitos blogues, há imensos interessantes. Espreito vários posts, mas só comento quando me apetece mesmo dizer qualquer coisa sobre o assunto. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro e ainda bem ;)) de outra forma, o prazer de visitar ficaria condicionado!

      Delete
  3. Mas agora que pensei mais um bocadinho no assunto, já posso responder melhor à tua pergunta.

    O que me itneressa num blogue? Bem, não consigo fazer uma lista, depende de muitos factores. A maior parte dos que sigo são blogues literários (até por causa de uma das minhas rubricas). Mas também sigo bastante de coisas do dia-a-dia, simplesmente porque gosto de ler sobre coisas vulgares sob diferentes perspectivas.
    Também sigo alguns de estilo e etc.

    Mas acho que em linhas gerais, posso dizer que gosto de um blogue bem cuidado, ou seja, que se note que há por trás alguém a despender tempo para manter o blogue. Tudo porque eu sei perfeitamente o quanto custa manter o blogue activo, é muito fácil (especialmente nos primeiros tempos) pensar "ah, escrevo amanhã" e lá se vai a actividade. Conheço vários assim, que até tinham potencial e simplesmente desapareceram :(
    Claro que existem diversos factores para que isto aconteça e eu não estou aqui para julgar, mas gosto de pensar num blogue como uma planta, toda aquela dimensão psicológica de só se regares a planta e a tratares bem e blablabla, é que ela cresce! :D

    Depois, em relação mais à nossa área, já começo a enjoar dos blogues que são virados para as parcerias, tudo porque começam a perder-se no mar da publicidade. Mais uma vez, não estou aqui para julgar e cada um é que sabe mas again, acho que o que é demais enjoa e no ultimo ano é um boom de blogues deste tipo. Agora ando sinceramente à procura de blogues literários que sejam exactamente o oposto, que não se percam na publicidade "à parva". Parcerias muito bem, mas há que ter um certo bom-senso. Mas enfim, esta é outra situação que é muito polémica, dá pano para mangas e que gera sempre muita chatice :P
    Enfim, já me alonguei! :P

    Ps: Descobri que temos a mesma idade, não sei porquê pensava que eras mais velha, eheh! **

    ReplyDelete
    Replies
    1. :(((( toda a gente me diz isso! snif, snif! Eu a querer passar por mais nova e tal... enfim! :D

      O que nos leva a seguir blogues é muito relativo, sim!!

      Em relação aos blogues literários, confesso que não tinha noção da dimensão deste mundo quando entrei nele. Comecei por estabelecer contactos para parcerias, só recebi duas respostas meio positivas para uma colaboração ocasional. Só divulgo o que me apetece e nem sequer pedi nenhum livro ainda - tenho alguns de sobra cá em casa e depois claro, vou comprar à parva quando podia pedir - até podiam dizer que não, mas eu nem peço... nem para mim sou boazinha! lolol eheh

      Quanto aos outros, também sigo alguns de estilo, outros de devaneios, pessoais e etc... O meu tem muito de pessoal e depois tem a vertente literária - as minhas opiniões, os meus textos e etc :P O teu tenho visitado mais pelos estados de espírito, nunca apanho as actualizações de outro tipo :S a ver se estou mais atenta!

      beijinho**

      Delete
  4. Eh, a sério? :D Bem, vê o lado positivo, também me acham sempre mais velha do que aquilo que realmente sou. Respondo sempre que é o peso da experiência, o peso do mundo sob os ombros. :P

    Pois, realmente, nem para ti és boa! Mas percebo o teu lado e acho uma atitude honrosa, embora estejas no completo direito de pedir... daí seres parceira. É uma coisa difícil, para pessoas conscienciosas :P

    Oh, não faz mal. Isto não é obrigatório seguir tudo, duvido que haja alguém que o faça. :P
    Há certamente coisas que não te chamam tanto à atenção e isso não tem mal nenhum! :D
    Já é bom contar com a tua presença. Mas já agora, se ainda não viste, aproveito para te desafiar: http://labirinto-livros.blogspot.pt/2012/11/desafio-aos-leitores.html

    *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já lá fui ;) desafio mais ou menos aceite! :P

      beijinho**

      Delete
  5. Eu sigo imensos!! mas a verdade é que só acompanho meia dúzia deles.

    Nos nacionais gosto de ler as opiniões sobre algumas novidades e posts e posts de desafios/aquisições/devaneios etc. n ligo nem a passatempos, nem a publicidade das editoras, nem muito a entrevistas.

    Nos internacionais adoro ver os vídeos onde põe o que receberam lol e as futuras novidades ou anúncios de capas, para saber o que vem aí.

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?