Skip to main content

Receita para o bloqueio de Escritor...

Numas das minhas muitas pesquisas da internet, encontrei um site que, por lapso, não copiei o link e nunca mais voltei a encontrar, onde tinha a seguinte receita, que achei muito engraçada e cujo conteúdo adaptei à minha pessoa:


O que é preciso?

½ chávena de tinta
1 caneta
2 ½ folhas de papel (o computador pode substituir os 3 pontos anteriores)
1 hora para navegar na internet (um livro pode substituir a internet)
1 hora para reler as ideias 
3 ½ chávenas de café (ou chá. Trust me, também resulta e acalma a ansiedade) 
Uma longa noite/Uma Tarde ou manhã

Instruções:  

Primeiro, navegar na net: procurar imagens, dicas, frases inspiradoras, sites, blogues...
Em seguida, ler as próprias ideias: aquelas que já tinha e aquelas que se conseguiu apontar durante a pesquisa.  
Em seguida, beber uma chávena de café/chá enquanto se lê as ideias. 
Beber a segunda chávena de café/chá enquanto se navega novamente pela net. 
Beber a terceira chávena de café/chá enquanto se olha para a página em branco.

Agora sim... já devemos estar prontos para escrever:

Começar com uma pergunta. 

Por que pergunta começar? 

 Experimentar com
"O que gostaria EU de ver num Livro (ou seja, que ainda não exista)?"
(esta pergunta é a que faço a mim mesma... é apenas um exemplo!)
 
Juntar uma personagem. 
Adicionar duas pitadas de descrições. 
Agitar o conflito.
E, finalmente, agitar tudo rapidamente com algum diálogo. 
Quando estiver pronto, o produto final deve ter um começo, um meio e um fim. 
Se isso não acontecer, então começar de novo.

Simples, não é?

Nota: 

O café ou o chá pode ser substituído por chocolate! Mas cuidado... Sem abusos! ;))
Esta dica tanto pode ajudar a desempenar, como não... mas vale a pena tentar! E sempre ajuda a espairecer um bocadinho ;))

Comments

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?