Skip to main content

Posts

Showing posts from December, 2012

[Epifanias] - Resoluções para 2013

Tenho duas resoluções MUITO pessoais que são surpresa, se tudo correr bem, no fim do ano 2013 volto para as revelar ;) (sou batoteira, sim, mas não quero azarar a coisa!)
Portanto:  1- Surpresa 1 2- Surpresa 2 3- Ouvir mais música e pf arranjar memória para cultura geral Musical! É uma vergonha, ando há anos a tentar... 4- Ler mais sobre Política e Futebol (se bem que é só para ter tema de conversa se me perguntarem, pois não sou nada dessas coisas!) 5- Ler Mais (obviously... porque não está esta em primeiro?) 6- Escrever mais 7- Estudar mais (vou tentar...) 8- Ir a mais concertos (os únicos a que fui foram em Agosto de 2011 ver os 30 Seconds to Mars no Optimus Alive e em Março de 2012, ver os Simple Plan e os We The Kings e o próximo vai ser em Fevereiro ver a segunda banda again again again!!!) 9- Tratar do meu bebé (aka blog) 10- Andar mais devagar na estrada. Eu sou uma acelera e perco-me que nem uma doida, o que resulta/resultou em: a) medo nos passageiros, b) gasto industrial d…

2012 em TOP's - Blog 'Desejos de Alma'

Hoje, mostro-vos o TOP dos passatempos que ganhei e os posts mais visitados do blog!
O blog atingiu o 200º post na 6f, 335 comentários (alguns dos quais são respostas minhas a comentários), 122 seguidores no blog e 201 no facebook. E quase 9000 visitas em 4 meses (isto para mim, é muito bom! Eu raramente partilho os meus posts a não ser na respectiva página do Facebook) :P Passatempos Ganhos(Juro que não fiz um top 5, mas, de facto, foram mesmo 5. Sr. Random, Sr. Random, isto pró ano tem de mudar! ehehe) 
1º Histórias de Elphaba - Maze Runner2º Melodia das Letras - A Rosa Rebelde3º Tertúlias à Lareira (Fã do Mês de Agosto do Facebook) - A Feiticeira da Mente4º Refúgio dos Livros - A Última Duquesa5º Mil Estrelas no Colo (Fã do Mês de Novembro do Facebook) - Um beijo Encantado de Eloisa James. 
TOP 5 de Posts(sem contar com os dos passatempos)
1. "As Cinquenta Sombras Mais Negras" de E.L. James 2. [Devaneios] - Motivações para criar um blogue3. "As Cinquenta Sombras de Grey

[Cinema] - Férias

Desde que começaram as Férias e fora os filmes que deram na televisão e FORA os filmes que vi repetidos no pc, eis os filmes que vi:

St. Elmo's Fire (1985)

OpiniãoVi este filme depois de ver "The Breakfast CLub", do mesmo ano e com 3 actores comuns, opinião aqui, gostei muito da mensagem que este "St. Elmo's Fire" transmitiu. A tradução em português é "O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" (creio eu)... Trocas e baldrocas, sexualidade, traições, ciúmes, drogas, identidade... Tudo temáticas abordadas neste filme. Mais um para juntar aos filmes que me fizeram render aos anos 80 (caneco, já disse isto algures!). Five Year Engagement (2012)

OpiniãoDemorei mais do que as duas horas (se tanto) que este filme dura. Porquê? Por uma razão muito simples. A 'je' explica! Era dia 23, véspera da Véspera de Natal, preparativos e etc e tal... Acho que não é preciso dizer mais. Gostei do filme, apesar do tempo que levei para o ver. É divertido, lá para …

[Aquisições] Dezembro 3#

E chegou a minha última aquisição, possivelmente, de Dezembro! 
Em Novembro, fui Fã do Mês da página do Facebook do Mil Estrelas no Colo, aqui, e o prémio foi nada mais, nada menos do que um LIVRO!
Fiquei tão contente! Há muito que queria ler um livro da Eloisa James. Aliás, está na minha lista do Desafio de Autores para 2013, aqui.

Aquisições de Dezembro: 
1#2#3# - Eloisa James! ESTE:

Podem ver mais informações aqui
A imagem não lhe faz justiça nenhuma! A capa é absolutamente gorgeous!

2012 em TOP's - Blogs que mais sigo

 O TOP de hoje figura:

TOP 5 - Blogs LiteráriosBranMorrighanMil Estrelas no ColoTertúlias à Lareira/Os Livros Nossos (a razão aqui)Manta de HistóriasPáginas Encadernadas
TOP 5 - Outros Blogs
Strawberry SwirlLetra a Letra, Olhos nos Olhos My Brain in a Cauldron Chiclete de ChocolateDesenvolvimento Positivo
TOP 5 - Blogs de Autores NacionaisSara FarinhaLiliana LavadoCarla M. SoaresRute CanhotoAndreia Ferreira 

Eu gosto de imensos blogs, mas estes são os que visito mais e os que mais se destacaram na minha vida em 2012!!!

Vejam aqui a mensagem de Parabéns que escrevi ao Blog Morrighan e à sua administradora, Sofia Teixeira ;) MUITOS PARABÉNS!
P.S. Espero que os administradores dos blogs não se importem... Fiz este TOP e nem sequer lhes perguntei se se importavam! Caso alguém queira que eu retire o seu, por favor, mande email!

[Opiniões] - "Lua-de-Mel em Paris", de Elizabeth Adler

 Sinopse aqui

Opinião
A aquisição deste livro resultou de uma 'compra impulsiva'. Estava a perder-me na Book.it do Fórum Sintra, a coscuvilhar as promoções, e tropecei neste - entre muitos da Adler! Porque é que comprei este especificamente?
Primeiro: Paris é onde a minha Madrinha vive. Já lá fui, quando tinha 5 e 13 anos. Ultimamente, tenho sentido um chamamento que me diz *Tens de ir a Paris outra vez... precisas de ir. Tens de ir... É lá que vais encontrar o teu amor* Ok, chega de parvoíces! Mas, btw, é tudo verdade!Segundo: Apesar de não fazer tenções de me casar, o que eu gostava mesmo era de uma Lua de Mel! Paris é a cidade do l'amour e lumière... Amor e Luz... sim, fui ver ao tradutor! Terceiro: Esta capa é linda! Mas não faz jus à verdadeira Torre Eiffel!Quarto: Como já tinha tido uma boa experiência com a autora, resolvi investir! E não me arrependo nadica! A opinião do primeiro que li, está aqui.
Dizia a Isabel d'Os Livros Nossos, aqui, que é uma leitura leve…

[Passatempo]] - Resultado Pedacinhos de Arco-Íris - Colar "Livrinho"

No seguimento do passatempo patrocinado pela Pedacinhos de Arco Íris, no qual estivemos a sortear este bonito colar, eis a vencedora:

*Liliana (...) Novais - Vialonga

Muitos Parabéns, Liliana ;)
Dizias tu que não ganhavas nada! ;)
Em breve, a vencedora será contactada para confirmar os dados, para poder começar bem o ano!!

2012 em TOP's - Autores&Leituras

Estamos a chegar à recta final... para entrar num novo ano.

Já disse que não gosto nadica nadica de Passagens de Ano? Pois é... há quem odeie o Natal, há quem odeie criancinhas (sim, Evenstarr, esta é para ti), eu... bem, eu odeio Passagens de Ano.

Porquê?
É sempre a mesma tanga e gasta-se um dinheirão desgraçado. Ora... não é?
Bebe-se champanhe, comem-se as passas, pedem-se desejos, dão-se beijos e beijinhos, divertem-se, dançam... enfim, não é sempre a mesma coisa? O local pode mudar, as pessoas com quem passamos podem mudar, até nós podemos mudar, mas este ritual não muda... Talvez, ainda não tenha tido uma que me fizesse mudar de ideias. O que penso é isto, mas pode ser que um dia mude! Algo ou alguém me faça mudar...

Enfim, já chega!

Vim cá fazer a minha reflexão anual. Comecei em finais de Abril, princípios de Maio.
Dividi-a por 4 posts/dias:
- Autores&Leituras
- Blog
- Cinema&Séries
- Blog (passatempos e posts mais vistos)

  Esta reflexão visa Livros e autores, nacionais e…

[Aquisições] - Dezembro 2#

Boa tarde!!

Espero que tenham tido um Bom Natal, junto da família! O meu foi uma algazarra total, crianças a correrem de um lado pó outro, adultos a discutirem os temas chatos que eles discutem, cada um a elevar a voz para se fazer ouvir... Uff... Mas, bom, família é família! ;))
Trago-vos as minhas aquisições!
As primeiras já as tinha partilhado aqui e chegou a hora das aquisições pós-Natal ;)

Ora vejam!

Portanto, legendando as imagens...
A primeira contém prendas do meu Pai! Na compra dos livros Orgulho e Preconceito e Jane Eyre ofereciam Contos de Natal. Na Fnac, btw!Obrigada Evenstarr (se me leres) por teres tido olho pr'à coisa! O outro... bem, o outro é a minha cara! Tinha de o comprar! Oh, well... são todos a minha cara!

A segunda foi prendinha da Isabel d'Os Livros Nossos! Não é lindo? Em tons azul? Podem ver aqui mais peças feitas por ela! :P

FECHADO PARA FESTAS!

Bom, até dia 26 de Dezembro não vou postar mais nada ;)
Aproveitar as (semi)férias, as Festas... a família, o meu pai só cá fica até dia 2 :(

As leituras vão continuar (só me faltam 4 livros para chegar aos 50 lidos este ano, por isso, não posso parar!).

Sei que vão sentir saudades minhas e eu vossas... Pronto, já chega de parvoeira.

Deixo-vos uma imagem, mas vou-me desbroncar toda e dizer que não tenho jeito com o photoshop (nem lá vou com tutoriais) e por isso fiz isto no Paint (coisa mai' básica, eu sei)... Foi com todo o amor e carinho... (voltou a piroseira).

Boas Festas ;)
Boas Leituras e muitas prendinhas no sapatinho!!

[Cinema] - Comédia/Drama

Esta semana, vi 'poucachinhos' filmes...

The Breakfast Club (1985)

OpiniãoEste filme foi-me sugerido pela Evenstarr, do blog Strawberry Swirl e posso dizer que foi muito bem sugerido. Ao início é um bocado parado, mas depois entrei na 'cena' e, para além de boas gargalhadas, suspirei e a lágrima ameaçou aparecer. Que piroseira... pffff! Não gosto das traduções que fizeram ao título, por isso, fiquemo-nos, uma vez, pelo título original. O clube é composto por 5 personagens variadas e improváveis que acabam na detenção da Escola a um Sábado... Só isto já diz muito! Mais um filme a juntar aos que me fizeram render aos filmes dos Anos 80 (Exemplos? Dirty Dancing, Flashdance, Footloose, Terminator...).
Horrible Bosses (2011)

OpiniãoPedi às minhas 'doces' (de um grupo do FB) uma sugestão cinematográfica... E deu nisto. Afinal, eu tinha razão, meninas: o título original traduzido fica "Chefes Horríveis". Contudo, a tradução que fizeram foi "Chefes Intragáv…

[Opiniões] - "O Diplomata", de Vasco Ricardo

Podem ver mais informações aqui e aqui


Opinião
Assim que soube que o autor ia publicar mais um livro, fiquei super expectante. Comprei-o a ele mesmo e mal cabia em mim de contente quando me chegou às mãos, com a fantástica dedicatória na primeira página :) Obrigada, Vasco!

Mas, bom, vamos à opinião? A capa: apesar de ao vivo parecer mais clara, a verdade é que para o meu gosto, saliento, continua a ser muito escura. Contudo, penso que não podia ser de outra maneira, uma vez que está em concordância com a temática do livro.Apesar do seu tamanho (cerca de 140 páginas), levei dias para o ler. Estive enterrada em trabalhos e só durante as pausas dos mesmos é que fui lendo e avançando na leitura.
Há uns dias, li em algum lado que para escrever melhor, teria de ler como um escritor. Isso implica estar atento às mais pequenas coisas. Um aspecto que gostei foi em relação aos erros, não vi 'tantos' como no primeiro livro. Lá houve um ou outro que me saltou à vista neste, mas nada de es…

[Aquisições] - Dezembro 1#

Bom, dado que dizem que o mundo vai acabar daqui a 2 dias (e eu não acredito nem um bocadinho, embora morra de medo que vá acontecer alguma cena mesmo bera!), decidi partilhar as minhas primeiras aquisições de Dezembro... do género... prendas de Natal. Mas adiantadas e não embrulhadas! Oh, wait... duas delas vieram embrulhadas sem eu ter pedido, mas a Presença não tinha a opção *Não quero embrulhos*, logo tive de pagar por eles! Ao menos estão bonitos. Estavam...

A Saga de Alex 9 - Bruno Martins Soares
Um Casamento no Natal - James Patterson
Estrada Vermelha, Estrada Sangue - Moira Young
O Diplomata - Vasco Ricardo
Marcador "Borboleta" - Artanocas


E vocês, que aquisições já têm nas vossas mãos? :P

[Epifanias] - Vergonha? Isso é para...

(não vou dizer para meninas, até porque sou uma)
Há alguns dias assisti a uma aula de Motivação e Emoção, cujo tema de apresentação era a Escrita como Processo Terapêutico.
No fim, houve um debate com um segundo grupo - muito giro, por acaso - em que dinamizaram as perguntas no formato de "Quem quer ser Licenciado?" (em paralelo ao "Quem quer ser Milionário?"). E uma das pergntas era:

Quem tem um blog?

A minha colega do lado, que por acaso paira por aqui de vez em quando, e que também tem um, ficou calada que nem um rato. E, pimbas, calhou-me a mim ser a sacrificada... 'Tadinha! E foi a primeira vez que admiti perante uma plateia - éramos uns 30/35 alunos, vá - e no princípio, senti-me nervosa, mas depois pensei "porque raio estou a sentir-me assim?"... Não fui abençoada por uma resposta nesse dia. Para não variar...
A verdade é que já tinha começado a escrever este post, mas reformulei-o depois dessa aula... Sobre sentir vergonha em ter um blog. É f…

[Prémio Literário da Blogosfera] - Plb

Já conhecem? Dêem uma olhadela ao vídeo e deixo-vos aqui o site da iniciativa ;)


[Passatempo] - Resultado - Marcador da Artanocas

Com o apoio da Artanocas, estivemos a sortear um dos seus bonitos marcadores!!  Obrigada, Ana, pelo miminho :D

E encontrámos a vencedora deste passatempo!

* Cláudia Nunes - Santo António dos Cavaleiros

Parabéns, Cláudia ;)


Boas Festas ;)
Boas leituras!
E Continuação de Bom Domingo!



Campanha de Incentivo à Leitura

Hoje o Desejos de Alma recebeu o seu primeiro selinho. Iupii! (LOL)
E quem é que deu este selinho? Foi a Catarina Abreu do blog Páginas Encadernadas['Tão fofinha, não é? Mil obrigadas, minha querida!!]
As Regras são:1 - Indicar 10 Blogs para receberem o Selo (é proibido apenas deixar para quem quiser pegar sem indicar 10 blogs)2 - Avisar os Blogs Escolhidos3 - Colocar a Imagem no Blog para apoiar a Campanha4 - Responder à pergunta: Qual Livro Indicaria Para alguém Começar a Ler? Os Blogs que escolhi são (tentei não repetir nenhum das outras bloggers. Se o fizer, paciência!): 1 - Monster blues 2 - Os Livros Nossos
3 - BranMorrighan 4 - Pedacinho Literário 5 - Strawberry Swirl 6 - Letra a Letra, Olhos nos Olhos 7 - O Sofá dos Livros 8 - Neuroses da Escrita 9 - Crónicas de uma Leitora 10 - Tertúlias à Lareira
Bem, a pergunta, como diz a Catarina, é triguenta, porque há tantos livros bons a circular por aí...  E também depende da pessoa, da idade, do sexo (sim, do sexo!)... Mas vou …

[Cinema] - Acção

Esta semana andei virada para filmes de Acção...


Bourne: O Legado (2012)Opinião
Mas este Jeremiah é sexy or what? Já viram aqueles peitorais?! Aiai *suspiro* Bom, confesso que até há uns meses para cá nunca tinha percebido como funcionava esta coisa do Bourne. Até que os vi a todos de uma assentada. Gostei e quando soube que este ia sair, tive de ir... ah, esperem, não. Não vi no cinema, vi em casa! Mas pronto, tem muita acção, suspense, cenas de luta e fuga e junta uma das minhas actrizes favoritas de sempre: Rachel Weisz! Aconselho :D
Total Recall (1990)
OpiniãoConfesso que ainda não era nascida quando este filme saiu, mas já estava na montra... Bom, depois de ver a adaptação de 2012, gozaram comigo por ser uma inculta e não conhecer este filme. Vai daí, num momento de fúria (upa, upa), pimbas, saquei o filme. E já me desbronquei toda. Olha, azar, é a vida! Quanto ao filme... Muito engraçado e muito à frentex para a altura! Os táxis são feios como tudo, mas a ideia original! Algumas da…

[Opiniões] - "A Viagem da Flor Dourada", de Miguel Morais

Podem ver aqui a sinopse.
:
Opinião
É com muito prazer que digo que consegui FINALMENTE ler este bonito livro de poemas! Estava em falta com o autor que gentilmente me ofereceu (juntamente com uma dedicatória que me deixou babada). Adorei a surpresa e depois demorei tempos infinitos para pegar nele. E adorei! É um livro de poemas para crianças, mas diverti-me muito durante  leitura!
Nunca opinei sobre isto, mas eis o meu parecer: a história, em forma de versos (quadras, maioritariamente), tem uma musicalidade magnífica. E uma mensagem muito importante. Eu li a história em voz alta (num tom baixo, pois não sou a única a viver na minha casa) e foi incrível! Tal como o primeiro livro do autor, opinião aqui, dei por mim a imaginar-me a contar esta história a uma criança e a passar bons momentos.
Não consigo ser mais original do que o Prefácio escrito pela Professora Maria de Fátima Mendonça:

Este livro valoriza "sentimentos como a amizade, a humildade, a gratidão, a felicidade, a alegria…

[Passatempo] - Resultado - "Há Sempre um Amanhã", de Anita Notaro

Com o apoio da Quinta Essência, estivemos a sortear "Há Sempre um Amanhã", de Anita Notaro. 
E está encontrado o vencedor do primeiro passatempo de Natal ;))

Tivemos 76 participações válidas. Yeahhh! :)
NOTA Este foi o primeiro passatempo com perguntas, aqui no blog, e devo dizer que as perguntas não eram fáceis. Acho que dei numa de Professora de Português, mas sem ter o curso... As questões exigiam interpretação, tanto das perguntas, como da sinopse, ou seja, não era só copiar da sinopse e colar no formulário. 
Contudo, ao analisar as respostas, apercebi-me da ambiguidade das perguntas que tinha formulado e aceitei variantes das respostas que tinha planeado ao início. Fica aqui um pedido de desculpas sincero a todos os participantes pelo erro. Para a próxima, será melhor!
As respostas 'correctas' eram:
1. Para Lily Ormond, esse momento chegou ao fim de um dia, quando foi abrir a porta e descobriu que, enquanto estava a esmagar alho e alecrim e assistir a telenovelas, …

[Opiniões] - "As Namoradas do meu Marido", de Bridget Asher

"A mensagem que este livro transmitiu-me foi, a importância de perdoar. Se perdoar não é fácil, pedir perdão também não o é. É muito importante estarmos em harmonia conosco e com o universo, daí a pertinência de pedir perdão e de perdoar!" in " A leitura é um oasis"







Algumas meninas já me leram e uma das primeiras coisas que disse foi que daria um bom filme. Não me enganei. Dá para chorar, ficar comovida, rir… Só o título e a capa já dizem muito!
A personagem principal, Lucy Shoreman, descobre que o seu infiel marido, Artie, está às portas da morte. Num impulso, agarra na sua agenda secreta e telefona às suas amantes a convidá-las para uma última visita. Mal ela sabia que elas iam aceitar… 
Isto promete, pensei eu…
As namoradas de Artie são tratadas de uma forma muito cómica e irónica, ao longo do livro, por Lucy e as personagens mais chegadas. Não vou referir o nome pelo qual as trata, mas pelo título original chegam lá!
Não posso dizer que é de morrer a rir, mas que de…

[Opinioes] - "Inverso", de L.C. Lavado

***8.12.12
Vou contar uma breve história – muito breve, como poderão comprovar! – sobre como conheci a autora de “Inverso”, Liliana Lavado. Era uma vez… Okay, okay, estou a brincar. Nao me lembro como ‘conheci’ a autora e como comecei a falar com ela. Talvez através de comentários no blog uma da outra ou pelo facebook. É mais provável ter sido este último o desencadeador, não fosse eu passar ¾ do meu dia enfiada neste vício ao qual jurei nunca me vergar, sendo que o ¼ é dedicado a dormir e a ler…. Na altura, até lhe dediquei um [Devaneios] porque me inspirou muitíssimo - e ainda inspira - que podem ler aqui. E, pronto, conheci o blog dela e conheci os livros e apaixonei-me pelas capas. Na altura, ainda apenas disponíveis em formato digital. A verdade é que não os li e só lhe dizia: “Liliana, eu só não leio em e-book, porque quero reduzir o tempo que permaneço vidrada no pc…” (ou algo do género). Tive muito sucesso, pois nota-se que reduzi drasticamente o tempo que passo no facebook (NO…

[Desafios Literários 2013] - 2# - Autores

 Ontem, vi no blog "Mil Estrelas no Colo", neste post, e decidi participar. Mais uma vez, de forma invisível.

Escolhi 25 Autores(ainda faltam alguns). Eu sei, eu sei... é ambicioso. Mas que querem? :P Quero muito ler estes autores e só não o fiz por falta de mais tempo e money-money!

1. Soraia Pereira
2. Flávio Capuleto
3. Bruno Martins Soares
4. Vítor Frazão
5. Célia Loureiro
6. Jane Austen
7. Emma Wildes
8. Lesley Pearse
9. Nora Roberts
10. Dorothy Koomson
11. Patricia Scanlan
12. Stieg Larsson
13. Janet Evanovich
14. James Patterson 15. Eloisa James16. Florencia Bonelli 17. Cheryl Holt18. Carolyn Turgeon  19. Juliet Marilier20. Jodi Picoult
21. Maria Luísa Castro
22. Anaïs Nin
23. Glen Duncan

Tentei incluir mais autores portugueses, mas de momento, os que quero ler e descobrir são os que coloquei na lista! :D




Boas leituras :D

[Desafios Literários 2013] - 1# - Distopia... seja o que Deus - e o Fim do Mundo - quiserem!

Acabei de ver o blog da Chaise Longue (Quem é fã? \o/ \o/ \o/ \o/) e reparei nos Desafios a que se propôs para o próximo ano.

Desde que, em Maio, li a trilogia Os Jogos da Fome e logo a seguir Divergente, fiquei fã do género distópico! Assim, ao todo li, pelo menos, seis distopias este ano:

1. Os Jogos da Fome, de Suzanne Collins
2. Em Chamas, de Suzanne Collins
3. A Revolta, de Suzanne Collins
4. Incarceron, de Catherine Fisher
5. A Floresta Mecânica, de Robison Wells
6. Divergente, de Veronica Roth

Como gosto da minha liberdade, vou participar em modo invisível. Passo a explicar: sempre que me comprometo com estes desafios, armo-me em rebelde e só por teimosia não os cumpro. E lá hei-de eu entender a minha cabeça algum dia? :P

Por isso, e até porque combina com o que acabei de referir, escolhi o nível Rebel: 7 a 12 Livros que se incluam neste género! Sou terrível... juro que não foi propositado! ahah

Já tenho, pelo menos, seis em mente (alguns ainda não saíram!), por isso, creio que estou n…

[Opiniões] - "As Dez Figuras Negras", de Agatha Christie

"O que dizer de mais este livro de Agatha Christie? Que tem os ingredientes certos, mais uma vez, porque nos consegue deixar na expectativa até ao final. A autora revela uma grande capacidade para nos surpreender até à última página." in Refúgio dos Livros

Há muito tempo que ansiava por ler um livro de Agatha Christie. A sinopse aguçou-me a curiosidade o bastante e refere o essencial, bem como o título. Foi mais do que o suficiente para comprar. Fiquei admirada pela escrita de Christie. Confesso que imaginava algo diferente. A ideia com que fiquei ultrapassou as minhas expectativas! A obra refere-se a dez desconhecidos que aparentemente não têm nada em comum e que são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o primeiro jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. A partir dessa noite, cada desconhecido é assassinado segundo uma lengalenga infantil dos dez meninos negros:&quo…

[Epifanias] - Opiniões Literárias - Parte I

Ando há que tempos - MAS HÁ QUE TEMPOS MESMO -  para escrever um [Devaneios] sobre opiniões literárias. Esta ideia surgiu-me depois de uma conversa com um leitor do blog, durante a qual, me disse que havia bloggers de blogs literários que escreviam opiniões positivas por duas razões: primeira - para não influenciarem negativamente os outros e segunda - para segurarem as editoras e ficarem bem na fotografia.

Vou só fazer um parágrafo-relâmpago sobre a segunda razão: Receber livros é tentador. Receber de editoras então é uma coisa... impressionante. Sei que não sou ninguém para estar aqui a lançar bitaites e a criar juízos de valor, mas alguns parecem quase como os cães de Pavlov. Enfim, não vou entrar em pormenores, porque acho que dá para perceber a analogia. Não me interpretem mal, é mesmo uma tentação difícil de resistir. Só serve a carapuça a quem quiser. Again, não estou a fazer juízos em relação a isso, mas em que medida receber de editoras compromete a nossa opinião sincera…