Skip to main content

[Opiniões] "Soberba Tentação", de Andreia Ferreira.



A sinopse aqui.

 Soberba Tentação (Trilogia Soberba #2)

Opinião

Tenho tanto para dizer que nem sei por onde começar. Vou tentar ser breve, prometo. Tentar, atenção.


Tudo o que gostei no primeiro intensificou-se neste. Tudo o que não gostei melhorou bastante e fez-me dar quatro estrelas. Podem ver a opinião aqui, mas se a preguiça é muita, eu recordo. 


Pontos a favor: a escrita, personagens e ênfase em Portugal, mais especificamente na cidade de Braga, que, por acaso, nunca tive oportunidade de visitar.  


Pontos negativos: relação da Carla e Caael ter falta de alguma coisa, o final, ideia pouco inovadora, erros ortográficos.


Portanto, tal como disse, este segundo livro melhorou muito. A escrita continua a mesma, aliás, muito melhor. E eu simplesmente não consigo explicar, mas gosto imenso. Não houve tantos erros como no primeiro, o que me agradou muitíssimo! Dou os parabéns à autora e ao revisor. 


Se antes tinha dito que a ideia era pouco inovadora, esse pensamento dissipou-se. Rendi-me, pronto! A autora bem disse uma vez que não tinha escrito “uma história de amor”. Isso ficou-me aqui atravessado, porque não entendi… Sou de compreensão lenta. 


Ora bem, a sinopse está em cima, e como podem ver, ambas as amigas da Carla sofrem alterações, o Caael ausenta-se e a Carla vê-se confrontada com uma linha ténue que separa a realidade da ilusão. 


Uma personagem que tem maior destaque neste Soberba é o Ricardo, de quem nem sequer falei no outro porque não me pareceu importante referi-lo. Big mistake! Então eu que adoro personagens secundárias… Este Ricardo ainda vai dar muito que falar. Aiiiii, quero o terceiro, Andreia! Já, já, já *como se fosse aquela música cujo nome não me recordo*


Um ponto negativo neste foi o final. Achei-o mais monótono, muito parado, sem muita acção. Tal não significa que não tenha desfrutado da leitura e ficado com vontade de ler o terceiro logo a seguir. Porque fiquei e as minhas unhas, coitadinhas…

De igual forma, achei estranho o Caael ausentar-se e o silêncio que persegue a sua ausência. Não percebi porquê, mesmo com tudo o que nos foi explicado ao longo da trama. 


No geral, penso que a acção esteve muito parada ao longo de todo o livro, mas houve sempre novidades a cada página e isso manteve-me interessada. 


Houve algumas pontas que ficaram por atar e eu quero descobri-las o quanto antes. Termino a dizer que a Andreia faz algo que eu gosto muito. Eleva o lema “nem tudo é o que parece” ao máximo. Soberba Ilusão, és o próximo. Quando saíres para o mercado, claro, estarei cá à tua espera!


P.S. Andreia, se me estás a ler, eu também não gosto quando os psicólogos dizem quase sempre que compreendem. É muito irritante, de facto :)

Comments

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?