Skip to main content

A Sherrilyn Kenyon e eu…

Amante de Sonho (Predador da Noite, #1)Prazer da Noite (Predador da Noite, #2)O Abraço da Noite (Predador da Noite, #3)Dança com o Diabo (Predador da Noite, #4)O Beijo da Noite (Predador da Noite, #5)Jogos na Noite (Predador da Noite, #6)Sedução na Noite (Predador da Noite, #7)Pecados na Noite (Predador da Noite, #8)À Solta na Noite (Predador da Noite, #9)O Lado Negro da Lua (Predador da Noite, #10)O Caçador de Sonhos (Predador da Noite, #11)O Diabo Também Chora  (Predador da Noite, #12)À Luz da Meia-Noite (Predador da Noite, #13)

Opinião

Acabei há pouco tempo o 15º da autora, "Acheron", cuja opinião vou escrever em separado desta. Isto não vai ser bem uma opinião, mas antes um parecer geral até porque o 1º - "Amante de Sonho" - já li em Janeiro.

Tive uma relação um pouco complicada com a autora; gosto da mitologia e do romance patente nos livros e do humor que envolvem as personagens, mas não consigo gostar da escrita - ou da tradução pela SdE, que está muito mal feita. Há uns tempos pensava que fosse da escrita da autora, mas após ler “Acheron”, traduzido por outra editora, Casa das Letras, o meu julgamento alterou-se. A SdE é uma porcaria a traduzir livros. É um nojo, a sério. Só por isso, vale a pena comprar em inglês, acreditem.

É inegável que a autora criou um mundo novo, aproveitando principalmente a mitologia grega e dando-lhe um toque muito pessoal. É também certo que os Predadores da Noite, do Homem e dos Sonhos são como uma grande família, cada grupo com as suas características, limitações, perfeições, etc.

Embora em cada livro fiquemos a conhecer pormenores que se complementam no “Acheron” e certamente em outros livros-mestre, como o “Styxx” e “Stryker”, pergunto-me se haveria necessidade de criar tanto livro? Será que a autora vai ter 80 anos e ainda há-de estar a escrever o livro 200 e tal? Simplesmente, a saga parece nunca acabar – ainda bem para alguns, mas mal para outros, porque alguns livros só têm palhinha. Não me interpretem mal, fora a tradução é uma saga fantástica, mas acho que aqui entra um problema muito comum em alguns escritores: não sabem quando parar.

Os livros têm a mesma estrutura - o que vou dizer a seguir é um pouco random e do que me lembro - há introdução das personagens; contexto; conflito; junta as personagens principais; Predador tem de salvar humana; mais conflito; conflito; conflito; batalha; fim. No meio coloca o romance, cenas eróticas, humor, et voilá. Vê-se que a autora segue sempre a mesma 'fórmula', é a marca dela. Isso é bom, suponho eu, mas não deixei de sentir que alguns livros serviram como 'tapa-buracos' e como palha para chegar aos livros-mestre. 

A opinião de Acheron vem à parte, porque foi uma leitura muito especial e um livro que vou guardar no coração. Não só por me ter sido oferecido no meu aniversário, como também pelo conteúdo que me fez encarquilhar os dedinhos dos pés pela intensidade nele patente. 

E pronto, em relação à autora é isto. Gosto, mas mais devido ao romance e humor, não por cada livro ser original ou a melhor história que já li. O que é inegável é que o romance e a paixão estão mais que no ponto! Senti cada emoção como se fosse minha ou como se eu própria tivesse entrado no livro. E isso é muito difícil de conseguir. 

Comments

  1. Só li o primeiro desta saga e confesso que não me cativou muito... Mas já tenho o segundo (e outros seguintes) na estante à espera da sua vez porque pelo que percebi a estória vai melhorando a cada volume :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?