Skip to main content

[Resoluções 2013] Sucessos e Insucessos

Este post é mais para mim do que para os leitores, mas os que ficarem curiosos podem continuar a ler :) 

Running on Treadmill Losing Weight  Powerpoint animation
1- Surpresa 1 
Esta surpresa era demasiado pessoal. Tanto, que roçava a vergonha. Talvez o termo surpresa não tenha sido o mais correcto... Visto pelo dicionário, talvez sim. Continuando, comprometi-me a emagrecer, pelo menos, 5kg este ano. No fim de Julho, ainda tinha mais do que aqueles com que brindei no início do ano. Conheci uma pessoa que se tornou uma amiga, uma companheira de viagem, a quem muito agradeço, que me deu força e motivação para tentar. Hoje, cinco meses depois, após a tentativa, conto com 12,5kg a menos.  É claro que com o Natal e etc ganhei quase 2kg... mas perdê-los-ei no próximo ano.  Isto só mudando a alimentação, o exercício não foi nem é regular, passo semanas sem o fazer devido à carga horária da faculdade. Se alguém precisa de motivação, está no lugar certo. Se eu, que pensava ter a força de vontade de uma lesma, consegui, vocês também conseguem! Força!


2- Surpresa 2 

Esta tinha a ver com as escritas. Tenho muitos drafts começados, mas poucos acabados. Aliás, só tenho um 'acabado', com 80,000 palavras (agora já roça as 100,000) e foi devido a esta resolução. Ainda falta rever 19384747482 vezes, mas basta escrever, minha gente! Deixem os perfeccionismos de lado, faxabori! Depois melhoram e mesmo que não dê para isso, não desesperem. Ao menos, conseguiram acabar e ficam com a experiência!


 3- Ouvir mais música e pf arranjar memória para cultura geral Musical!
Se com isto quis dizer passar horas no spotify e no youtube e a ouvir rádio, esta resolução foi alcançada. A memória, essa, continua na mesma, senão pior. Que 'bergonha'!



4- Ler mais sobre Política e Futebol   

Li mais sobre Política e Educação. O Futebol, infelizmente, continua a não me dizer nada há anos. E assim deve continuar que não sou cá de ir atrás do rebanho e gostar do ópio do povo... Digo isto sem arrogância, embora não pareça.

5- Ler Mais 

Check! Check! 'Checkíssimo'! Certamente li mais, conto com 61 livros lidos, 6 são contos/revistas/desistências e ainda 3 por acabar. Passei dois meses sem ler devido aos exames da faculdade. Não me apetecia, não queria, fazia-me comichão só de olhar para os livros. Como é que é possível, certo? Enfim.

6- Escrever mais 

Pela surpresa 2, já deu para ver que escrevi mais. Ideias são muitas, o tempo é pouco mas sempre que tenho 10 minutinhos abro o meu word e debito lá algumas ideias ou ponho-me a rever o que já tenho. Pode não dar em nada, mas aquece-me o coração só de o fazer.

 7- Estudar mais (vou tentar...) 

Check... E fico-me por aqui. Cansada de falar disto!

8- Ir a mais concertos 

Não se verificou. A verdade é que me recuso a dar dinheiro - tanto dinheiro - para ficar com os ouvidos rebentados, os pés doridos, a cabeça ressacada... e o espírito mais leve e sonhador. Esta última parte é sincera, mas claro irónica. Podia juntar dinheiro e ir, mas custa-me dar o dinheiro quando neste momento se precisa tanto dele. Chamem-lhe manias.

 9- Tratar do meu bebé (aka blog) 

Em termos de estética, sim. Em termos de posts, andou abandonado metade do ano. De qualquer forma, digo e volto a dizer, tenho o blog para mim, quem me quiser acompanhar, força, mas não vou mudar para rivalizar com outros blogs só para ter mais seguidores. Fiz o blog para mim, não para os outros.

10- Andar mais devagar na estrada

Check!

11- Subir a auto-estima 

Ainda estou a descobrir se fui bem-sucedida nesta resolução. O facto de ter emagrecido ajudou bastante. Contudo, embora passe mais de metade da vida a rir, eu  não sorria. Não gostava do meu sorriso. Quantas mulheres se sentem assim? Ui... Toca a sorrir, gente! O nosso sorriso fica mais bonito quando praticado! Todos os dias um sorriso para o espelho, vá lá! E outro para as pessoas que passem por nós :P


12- Viajar (Gostava de ir a França rever a minha madrinha ou passar o Natal na Alemanha...) 
Check! Check! Check! Nunca nada corre como planeamos, mas fui, juntamente com o meu irmão, à Alemanha nas férias da Páscoa. O meu pai está lá a trabalhar e foi uma excelente oportunidade. Visitei o local onde nasci, Münster, o local onde o meu pai está a viver, algures perto de Baden-Baden, e viajei uns 300km no carro de um desconhecido a quem pedimos boleia para irmos até Münster. Passo a explicar: na Alemanha é comum o 'serviço de boleias'. Há um site, as pessoas colocam as horas e os locais de onde saem e existem outras que aproveitam. As viagens são, na sua grande maioria, mais rápidas e mais baratas do que se fossem de transportes públicos (cujo preço ronda os 70€/pessoa). Principalmente se forem três pessoas (o meu pai, o meu irmão e eu). Ficou muito mais barato mesmo. E cómodo, devo acrescentar. E... NEVOU!!! E... ok, já parei. Ganhei o ano com esta :)

13- Trabalhar - senão não há resoluções que aguentem!

Não se verificou!


14- Entrar no Mestrado que quero - seja ele qual for! Em princípio, será Educacional. 
Volto a repetir, nada é como planeamos. Entrei no mestrado, mas em Recursos Humanos, Trabalho e Organizações. Estou a gostar, mas um pouco desiludida. Gosto de aprender pela prática e não é a apresentar as porcarias dos artigos que uma pessoa vai lá... Enfim.

15- Tornar-me leitora Beta
Checkíssimo! Soraia Pereira, Carina Rosa, João M. Silva, Carla M. Soares, Rute Canhoto, Pedro Cipriano... estes são os que estão mais frescos. Apesar da experiência, que adorei mais do que tudo, vou desistir de ser leitora-beta. Ainda há muito que quero aprender e, verdade se diga, ocupa muito tempo. Tempo que não tenho, por muito boa vontade que sinta. E, confesso, também não gosto de ser 'quebra-corações', até porque volto a acentuar que não tenho conhecimentos suficientes para andar a dizer 'corta isto, põe aquilo'.

16- Melhorar os meus conhecimentos na língua - Portuguesa e Inglesa. 

Muito ou pouco, a verdade é que melhorei. 'Enquanto que', 'sendo que', por exemplo, são expressões que 'não existem'. Existem porque lhes damos uma existência errática. No inglês, melhorei só de ler os artigos para o curso. Li mais este semestre do que nos três anos da licenciatura (que fiz em quatro, por ter chumbado um semestre e ter passado de regime geral para parcial).

17- Ler um livro em inglês.

 Li 'O Principezinho' em inglês e um outro, mais maduro, que vou tentar acabar hoje (30.12.2013) o que ajudou na resolução anterior.

18- Ir à Feira do Livro, pela segunda vez, mas gastar rios de dinheiro.

Checkíssimo. Fiquei mais pobre e mais rica. Deixem-me lá ver, mais rica por ter conhecido: Liliana Lavado (conhecida como L.C. Lavado), Carla M. Soares, Sandra Carvalho... acho que de autores foi só. Ah, conheci o autor Bruno Araújo (Cartas que falam). Conheci várias bloggers e, sim, gastei rios de dinheiro. E Assim era uma vez uma Ivonne mais pobre... Sem comentários!


19- 'Deixar de ser' menina e fazer uma tatuagem, possivelmente em forma de borboleta. 
Check! Check! Agora talvez a fizesse de forma diferente, mas ainda vou retocar a tatuagem e há-de ficar um espanto. Daqui a quantos anos? Pois...



20- Preocupar-me (ainda) menos com o que as outras pessoas pensam de mim. 

No way, estou demasiado programada pela sociedade. E o triste é eu saber disto. Apesar de tudo, alegra-me saber que não deixo de fazer as coisas e que se for para me enterrar posso contar sempre comigo.

21- Sair mais... 

Hum... check? Perdi a conta às ante-estreias a que fui à pala devido aos passatempos que ganhei. E, sim, comparativamente ao ano passado, sai mais. Jantares, cafés, idas às compras, etc, etc, etc. 




22- DORMIR MENOS! 
Acho que se confirma, ainda há duas semanas fiz três directas seguidas (e no 4º dia dormi das 16h30 até ás 14h do dia seguinte)






Dado o panorama geral, até fui relativamente bem-sucedida, não? 

E vocês, conseguiram alcançar o que queriam? :D

Comments

  1. OMG tu perdeste 12kilos??? não te vejo há imenso tempo, tenho de confirmar isso com os meus próprios olhos..assim no geral acho que foram mais sucessos que insucessos :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Segundo a balança, perdi sim (embora desde o Natal já tenho ganho quase 2kg... LOL) ! Pode nem se notar, mas desci dois números de calças *.* eheh foi um grande sucesso! Mas ainda preciso de perder mais alguns :P

      Mais sucessos, claro, foi o que eu pensei eheh

      Delete
    2. Preciso de dicas tuas nessa área então:) Parabéns pelas metas alcançadas, foram bastantes os sucessos. Adorei a 9 e a 20 e são pontos que quero alcançar em 2014. Beijos e bom ano

      Delete
    3. Eu também preciso dessas dicas. Dizem-me que estou marcada mas é treta -.- a balança vai sempre para o mesmo :(
      Dava-me jeito perder alguns kg

      Delete
    4. As dicas? :( não sou a pessoa mais indicada, porque ao início custa. Custa cortar no que gostamos de comer. Custa não ver a balança descer por mais que nos esforcemos. Custa ver quando a balança sobre mesmo que façamos tudo direitinho. Mas faz tudo parte.

      1º Comer pouco em muitas refeições e não sair do 'regime'. Olhar para as calorias e isso tudo, tentar não exceder as 1500Kcal diárias. Optar por comidas saudáveis, riscar os sumos e gasosos, fritos, etc etc.

      2º Beber líquidos, água e chás (verde e branco, por exemplo ajudam no metabolismo e, assim, a queimar gordura)

      3º Se der, exercício físico (mas no meu caso nem foi muito regular, infelizmente): caminhadas, natação, bicicleta fixa... o que puderem fazer.

      E muita, muita força de vontade.
      Nem todos os corpos são iguais :P e os metabolismos diferem. Mas o corpo precisa de umas semanas para se adaptar e uma vez adaptado vai-se habituar a queimar gordura mais depressa :) Precisa de muita força de vontade, se é mesmo isso que querem. O importante é que se sintam bem :D eu ainda não estou no meu objectivo (neste momento, com o que ganhei no Natal estou a 8,5kg do meu objectivo (e 11kg perdidos).

      Força com isso :P Se eu consegui, que sou uma preguiçosa, toda a gente consegue.
      P.S. É melhor que consultem um médico, claro. Não se sabe se têm ou não algum problema hormonal ou assim. Beijinhos às duas!!! Alguma coisa apitem pelo face! Sei por experiência que é mais fácil quando se tem companhia.

      Delete
    5. Eu sou muito preguiçosa no que diz respeito a alimentação e exercício mas vou tentar:) Beijos

      Delete
    6. A preguiça é uma inimiga que se combate juntamente com determinação e força de vontade. Quando alcançarem isso, nada vos irá parar. Força e bom ano 2014 :D beijinhos às duas!

      Delete
  2. Oh rapariga dormir faz bem! :D Não sabia que escrevias: força nisso!

    ReplyDelete
  3. Pois é, mas às vezes as horas do dia não chegam e temos de usar as da noite :( creio que sabes do que falo (principalmente com a preparação do teu livro).

    'Escrevinho' :P nada de mais, só 'brincadeirinhas'
    beijinhos e Bom Ano 2014!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sofro de insónias desde criança, e só tenho um modo de as controlar: dormir 8 horas, deitar e levantar todos os dias à mesma hora (de preferência cedo). Quando chega a hora de deitar tem de ser, mesmo que haja coisas para fazer, mesmo que seja o livro. O preço a pagar pelo descuido é muito alto. Basta uma noite mal dormida para andar uma mão cheia de dias descontrolada. E aí sim é que não escrevo...

      Delete
    2. Oh não sabia :( Perdoa-me, Olinda.

      Infelizmente, por mais que queira o tempo parece não chegar para acabar os trabalhos :( não dormir é o meu preço para conseguir fazer tudo.

      beijinhos e espero que, mesmo assim, consigas sempre escrever. Bom ano :)

      Delete
    3. N tinhas de saber ;)
      Insónias é simplesmente horrível. Um dia que nos encontremos conto-te umas peripécias disto...

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?