Skip to main content

TOP 12 | Sintomas de Leitor

Ora bem, foi há dois anos que voltei às leituras. E isto por aqui anda paradinho. Verdade, verdade, tudo verdade. 

Muito rapidamente, vou só relembrar o meu historial:

Em 2012, começando em Abril/Maio, li 47 livros (contos incluídos e nenhum em inglês). 
Em 2013, li 62 (contos incluídos, 1 livro em inglês). 
Em 2014 - até 31 de Maio - li 60  (não li nenhum conto nem pretendo ler tão cedo ou integrá-los na contagem; 4 livros em inglês). 

Considero a minha evolução bastante significativa. É óbvio que gostaria de ler mais clássicos - se bem que já me conformei com o facto de não serem a minha praia - e ainda vou a tempo de integrar uns quantos até ao fim do ano. 

APESAR DE TUDO...

...não foi isso que me fez vir postar. 

Nestes DOIS ANOS, passei pelo SINDROME DE LEITOR

E desconfio que é um síndrome crónico.
Quem passa por isto, certamente sabe do que falo. E quem não sabe? Quem não sabe, tem de levar com isto indirectamente, o que pode ser uma chatice se nao souber reconhecer... ora vamos lá! 



1) Livro novo... cheira tããão bem! Quem não o fez que atire a primeira pedra! Existe algo de completamente irresistível em colocar o nariz dentro do livro e snifar... admito que não é uma imagem bonita, mas c'mon é maravilhoso! Snif, snif! 


2) Só mais um capítulo! Só mais um, só mais um, só mais um! E quando vai a ver são 5h da manhã, tem umas olheiras que chegam aos pés e no dia seguinte não há café que o livre da sestinha no comboio... ou na aula... ou na secretária de trabalho. Ou onde consiga dormir, na realidade. 

3) Só mais um livro!
Seja nas bibliotecas ou nas livrarias, o leitor tem de comprar sempre um livro. Mesmo que não tenha espaço ou que tenha de colocá-lo na pilha que mais parece uma torre de pizza... eles nunca são demais!


4) 'Leve 4, pague 2'... Quem diz esta, diz 'leve 2, pague 1'... promoções são promoções!!! Isto dá cabo da carteira a um leitor. As livrarias/autores/editoras são as vilãs da história... -.-' malandras! NO ENTANTO, acho que nenhum herói (aka leitor) quer exterminar estes vilões. Correcto? Ai de quem diga que não!

5) FLL, feiras, feirinhas e alfarrabistas. Leitor que é leitor não resiste ao impulso de... ir à caça! Seja pelo melhor preço, por um livro que já procurou por tudo quanto é sítio ou de um livro de mil-e-troca-o-passo, a procura é sempre divertida. E se for acompanhado, ainda melhor!


6) 'O que está a ler?'
Ui... nos transportes públicos, por exemplo, acontece muito. A curiosidade e o gosto em comum são óptimas formas de entabular conversa... ainda dizem que quem lê é socialmente introvertido. Balelas! :P ora tomem e embrulhem. 



7) Vou viajar, quantos livros levo? Trezentos no ereader, dois na mala de mão e três na mala de porão... E deixa cá ver... um na... e outro no... bem, isto é que vai para aqui um tráfico de livros! Ninguém entende esta ânsia. Só para que compreendam: um leitor está para ter/levar livros como um cleptomaníaco está para roubar objectos sem necessidade de os usarEstá percebido?! 

8) Ignorar o/a companheiro/a. Por isso se diz que o casal deve ter - pelo menos - um hábito em comum (que não seja as malandrices que estão a pensar! *abana a cabeça*). Se for a leitura, óptimo, se não for... temos a burra nas couves


9) Reacções do Leitor. Uma que não figura aqui são as risadas de meia-noite que acordam os vizinhos... Um dia juro, pela minha alma de leitora, que vão chamar a polícia para prender a maluca da vizinha (i.e. euzinha)!

10) +18: Kamasutra do Leitor... Não digam que sou mazinha e que não deixo à imaginação. 

11) O que ler a seguir? Um dos eternos dilemas... e está tudo dito. 


12) O toque da campainha = música para os ouvidos do Leitor. Estou certa ou estou errada?! Ah pois é. O leitor atropela-se todo, é quase como uma maratona, depois toca esta música - não era bem esta, mas vai ter de servir LOL -  e finalmente chega à porta e... Os olhos até brilham... 


E não param aqui, mas fiquemos com este top 12, por agora. 

Comments

  1. Adorei o post e identifiquei-me em muitos pontos! :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ahah xD síndrome de leitor crónico é para todos :P ahah

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?