Skip to main content

"Orgulho e Preconceito" | Citações

Apesar de não ter dado cinco estrelas [Opinião], foi um livro que mexeu muito comigo. Puxa à reflexão do modo de vida da época e, a meu ver inadvertidamente, actual. É um clássico que não vai passar de moda. 

Assim, resolvi deixar gravado no blog algumas citações que me tocaram profundamente. 


"Poucas pessoas existem de quem realmente goste e ainda menos são as que me merecem conceito favorável. Quanto mais conheço o mundo, mais ele me desgosta. Cada dia que passa, mais me convenço da inconsciência de todos os caracteres humanos e da escassa confiança que devemos depositar nas aparências de virtudes ou sentimentos." 
(Pág. 127)

“Um rapaz […] apaixona-se facilmente por uma rapariga bonita, a quem corteja durante algumas semanas mas, mal um incidente fortuito os separa, facilmente a esquece, sendo frequentes essas espécies de inconstâncias.” 
(Pág. 132)

“[…] essa expressão de que “amava apaixonadamente” é tão corriqueira já, tão duvidosa, tão indefinida, que não me entusiasma muito. Usam-na com frequência para definir tanto inclinações que nascem de um simples conhecimento de meia hora como uma dedicação sincera e forte.”
(Pág. 132)

“Penso tantas vezes […] que não há nada mais triste do que separarmo-nos dos amigos! Parece que ficamos tão desamparadas sem eles!” 
(Pág. 304)

Comments

  1. Nunca li o livro, mas adorei ver a série!
    :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Qual série? Há duas da BBC, uma de 1980 (faltam-me dois episódios para terminar) e outra de 1995 (já acabei de ver).

      Experimenta o livro, querida Paula! É muito bonito. Não consegui dar 5* porque faltaram descrições que para mim são fundamentais, mas é uma leitura maravilhosa.

      Delete
  2. Gostei particularmente desta “[…] essa expressão de que “amava apaixonadamente” é tão corriqueira já, tão duvidosa, tão indefinida, que não me entusiasma muito. Usam-na com frequência para definir tanto inclinações que nascem de um simples conhecimento de meia hora como uma dedicação sincera e forte.”

    Adorei o livro, como já te tinha dito :p

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu também adorei, mas em consciência não pude dar mais :( faltaram descrições para conseguir visualizar, uma coisa que para mim é mesmo fundamental. Mas o livro é... *sem palavras*

      Tinha mais citações, mas não fui apontando e perdi-as :(

      Delete
  3. Eu geralmente também perco as citações que vou gostando -_-

    Pois, eu entendo o que queres dizer... há livros que até chateiam de tantas descrições e outros que.. bem... há alguma falta delas... Mas lá está.. ainda n existe o livro perfeito.. no entanto no que falta em descrições abunda em qualidade das personagens :p

    ReplyDelete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?