Skip to main content

Posts

Showing posts from December, 2014

O chamado balanço do ano...

Não era para escrever este texto. Aliás, há coisa de dois dias atrás tinha tornado o blog privado - uma diferença notada por poucos leitores, ou até mesmo por nenhum, mas lá reconsiderei. É Natal - mais ou menos, já veio e já passou... - ninguém leva a mal. 
Faço este balanço, mais para mim, sem querer descurar os poucos que ainda me lêem, a quem muito agradeço. Faço-o para mim, pois "recordar é viver" e é bom olhar para trás. Dada a minha memória de peixe, de curta duração, talvez estar aqui a escrever isto nem seja mal pensado.
Ora vamos lá. Desculpem não deixar os  links, é apenas para recordar.
Em termos de leituras, não vou fazer TOP's ou mencionar casos específicos de bons e maus, cada livro é um livro e todos contribuíram qualquer coisinha aqui para o meu repertório que ainda é pequeno:
1) Li livros excelentes, poucos, que ficarão no meu coração para a vida toda por este ou aquele motivo, li livros que já foram esquecidos e li livros medianos que ficarão gravados em m…

"A Sombra de um Passado" | Carina Rosa

Título:A Sombra de Um PassadoAutor: Carina RosaEditor: Coolbooks (chancela digital da Porto Editora)Data da publicação: Dezembro | 2014Sinopse:AquiCotação:
*pode conter spoilers*

Começo por dizer que fui leitora-beta (beta-reader) da autora. O processo beta neste livro foi um pouco diferente de como costumo actuar – li capítulo a capítulo, espaçados à medida que iam sendo escritos – e apenas dei um parecer geral e fazia alguns comentários no texto. Acho até que nem cheguei a ler os últimos capítulos, pois a autora ia dar-lhe uma nova esfrega. Isto aconteceu o ano passado por volta do Verão e, desde aí, muita coisa mudou: a escrita da autora cresceu imenso e eu deixei de ser leitora-beta e fiquei mais exigente com o tempo enquanto “leitora-comum”.
Posto isto… ressalvo que gostaria de ter gostado mais, passo a redundância. Não vai ser uma opinião fácil, porque considero a autora uma amiga e sei o quão ela se esforça por melhorar e agradar aos leitores. Também sei que é difícil agradar a …

"Um Caso Perdido" | Colleen Hoover

Título:Um Caso PerdidoAutor: Colleen HooverEditora: TOPSELLERPublicação: Agosto | 2014Título/Publicação Original: Hopeless | 2012Sinopse: AquiCotação*pode conter spoiler*
Começo por dizer que este livro foi uma prenda de Natal, antecipada, à qual eu não resisti a abrir, e que ter começado esta opinião um dia depois de ter terminado não está a ajudar... simplesmente porque não tenho palavras. No mês de Dezembro, que já conta com 17 dias, li mais histórias que me encheram o coração do que durante o ano inteiro. Dar cinco estrelas é complicado, é muito subjectivo e, tal como para tantos outros leitores, suponho, para mim depende da história, mesmo que tenha gafes ou que ela seja imperfeita aos olhos dos outros, tem de se relacionar com assuntos transcendentes que me toquem na alma e no coração. Apraz-me dizer que UmCaso Perdido foi uma delas, apesar de podermos brincar com o título... 
Na capa está "viver uma mentira pode ser mais duro do que enfrentar a realidade". Como estudant…

"O Cavalheiro Inglês" | Carla M. Soares

Título:O Cavalheiro InglêsAutor: Carla M. SoaresEditora: MarcadorPublicação: Dezembro | 2014Sinopse: AquiCotação
Interessante. Não houve um único livro da Carla M. Soares ao qual eu não tenha atribuído uma cotação de 5* - genuinamente merecidas. O AlmaRebelde, o bebé da autora de 2012, foi o primeiro do género que li, um dos primeiros livros que não só marcou o meu regresso à leitura como revelou uma história doce que nos remeteu para uma época de casamentos forçados e em que poucas vezes o amor prevalecia. O A Chama ao Vento, publicado em formato digital pela Coolbooks este ano, tratou de várias temáticas entre elas a necessidade de fugir à opressão de um governo ditatorial para países como a Alemanha – um facto que abarcou a minha família – com segredos familiares, sacrifícios e a necessidade quase visceral do protagonista de descobrir o passado para ter um futuro; um livro que me foi especial por diversos motivos e ainda mais por mérito da autora.
E, finalmente, vem este Cavalheiro …

"Tatiana e Alexander" | Paullina Simons

Título:Tatiana (#2) e Alexander (#2.5)Autor: Paullina SimonsEditora: ASAPublicação: Abril e Setembro | 2014Título/Publicação Original: Tatiana & Alexander (#2) | 2003Sinopse: Aqui e AquiCotação

Tatiana e Alexander é o volume da aclamada trilogia de Paullina Simons que dá continuidade a O Grande Amor da Minha Vida - que li em 2012. Antes de começar a opinião, realço que juntei as opiniões dos dois livros cujas capas figuram em cima. No original formam o segundo volume e que a ASA vendeu em separado publicitando como trilogia. Adiante…
Em 2012, eu era uma novata nas leituras. Tinha começado a ler em maio desse ano após um período a seco de três anos – o tempo decorrido desde a entrada para a faculdade – de forma que não tinha critério de escolha. Depois da leitura de O Grande Amor da Minha Vida, fiquei completamente sem palavras, de ressaca, e até hoje poucos foram os que encontrei que se assemelhassem à sua profundidade emocional.
Neste volume, estamos em 1943. De um lado, na ilha El…