Skip to main content

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 

Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra... 

Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 

Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que escrevi? Não, foi o génio do mal, a tua gémea do outro lado do espelho. Não sou capaz, sou péssima nisto, nunca vou melhorar. Ah, talvez não seja assim tão má, vou tentar mais uma vez.

Resultado de imagem para writer's blockE pronto, os pensamentos continuam, todos dentro desta onda. 
Continuo a achar que me falta algo: desenvolver a escrita. Falta-me o compromisso de escrever mais e melhor, sobre tudo e mais alguma coisa. Para isso, decidi escrever contos e, admito, eu não sei escrevê-los. Tenho ideias para romances de vários géneros, mas contos? Puff. Alguém percebe esta contradição? Eu não.

Mas a decisão já estava tomada, portanto a pergunta do euromilhões era: sobre o quê? Lá desempanquei e hoje vim partilhar. 
  
E as pessoas gostam de...
...hum hum... disso também... 
...focus! As pessoas gostam de listas.... montes e montes de listas. Maçarica nas andanças, lá venho deixar algumas ideias - podem servir para contos como romances ou o que for.

Eu cá gosto de começar por...

Escolher o título 
É uma dor de cabeça, mas pode desbloquear a porta para aquele mundo. 


Por exemplo, um que não está na lista: Dude, where's my cat?, só pela palavra dude, já me convenceu; pelo mistério inerente à pergunta também e pelo gato também; já nem falo do autor... Na dúvida é ver listas e listas - já disse que as pessoas gostam delas? - listas de melhores livros do século, livros para ler antes de morrer, livros para ler na casa-de-banho, no quarto, na piscina do vizinho...

Deixei dois links como exemplo, mas basta recorrer ao Génio do Mr. Google e colocar as palavrinhas mágicas. Sem vergonhas! Todos precisam de ajuda de vez em quando. Nem que seja para criar um livro com o título "Ideias para totós"... sem querer ofender.

Mais de 40 ideias e cada uma mais fantástica que a anterior. Juntar os elementos, imaginar cenários bizarros para as personagens, fazer uso das experiências pessoais aterradoras/inspiradoras. É jogar com o que temos/vemos/sentimos. Já dizia o outro - o céu é o limite - eu cá tenho sempre as minhas dúvidas, já que sem isso não teríamos chegado à Lua. 

Para quem não percebeu: generador de ideias para plot/enredo. Agradeces-me depois! 
P.S. O site tem outros generadores, aiiii, é o paraíso!


5. Pegar em curiosidades e transformá-las
Abraham de Moivre calculou a data da sua morte. Weird... e interessante. E tal como esta há muitas por aí perdidas na História, digo, na internet. É só encontrá-las e dissecá-las.  

Mais ideias?
Partilhem :D




Comments

Popular posts from this blog

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?