Skip to main content

Heidi | Johanna Spyri


No dia 2 de Abril assinalou-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Para não passar em branco, deixei no meu facebook pessoal um dos meus favoritos que li e reli enquanto criança, adolescente e jovem adulta. Talvez o ter nascido na Alemanha me tenha influenciado, talvez pelas palavras da minha família que adorava contar histórias da menina rebelde que viajava ao sabor do vento, talvez por ter tido a sorte de o livro me cair no colo.
Isto não é uma opinião!
"Heidi", de Johanna Spyri, é um clássico infantil cuja acção vai desde os alpes suiços até à cidade alemã, Frankfurt; que eleva o amor, os laços familiares e o valor da amizade. Heidi, um espírito livre, que corria pelos planaltos; que delirava e brincava com as cabrinhas, dormia numa cama de feno, comia pão e queijo ao jantar e bebia leite fresco pela manhã. E isto era tudo o que precisava para ser feliz.
Heidi foi uma inspiração. Não sabia ler - pela tenra idade que tinha quando foi viver com o avô - mas quis aprender mais e melhor quando pôs os olhos em cima das letras que formavam palavras incompreensíveis. Acreditava no "Bom Deus" e na justiça, em ajudar e fazer os outros sorrir. A mim, fez-me querer ler e gostar de ler - sim, são coisas diferentes!
Uma história de preconceitos desmentidos, esperanças renovadas e de segundas oportunidades merecidas.
Não sendo uma edição bonita, ou a mais bonita, é para mim uma edição de ouro. Sim, é uma capa dura e simples, mas não preciso de cores garridas ou desenhos cuidados... só da imaginação... e de letras.
Graças a Heidi, a minha infância foi mais feliz. Devido a ela, sonhar foi-me mais fácil. E sorrir também.

E o vosso? 

Comments

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?