Skip to main content

Novidades no blog!


Depois de uma sabática meio "aldrabada" alternada com a mudança de visual do blog que me anda a dar dores de cabeça, acho que voltei - vamos ver por quanto tempo.
Como estou inspirada, vou deixar algumas considerações gerais, sobre opiniões e sobre posts. 

Considerações gerais
Tento não fazer comparações entre os livros, mas nos últimos meses tem-me sido cada vez mais difícil e acho que vou começar por fazer de forma "oficial". Acho que é importante destacar autores e livros dentro do mesmo género. Sim, autores e livros; são agentes diferentes, porque nem todos os livros de determinado autor podem estar ao mesmo nível e certamente que nem todos os autores são perfeitos ou iguais. Assim como damos quatro estrelas a livros de autores diferentes do mesmo género mas por diversas razões.

- Com o passar do tempo e com o aumento de leituras, verifiquei que o sistema de cotação do Goodreads era um bocadinho limitado para mim. Para algumas pessoas ajuda a afunilar, "é aquilo, é aquilo", não há por onde fugir. No entanto, algumas vezes dou por mim a pensar aquele livro não merece três estrelas, mas também não foi ao nível das duas, o que posso fazer?

- Tenho sempre em conta: 1) Plot/enredo, 2) Personagens, 3) Temas abordados, 4) Escrita [isto varia de autor pra autor, mas se fizer uso abusivo de técnicas inapropriadas ou repetição desnecessária de palavras isso afecta a minha leitura]. Nos temos abordados, é preciso ter em conta que dou maior relevância a temas "transcendentes" ou marcos da História nacional e internacional como a 2ª Guerra Mundial ou o 25 de Abril, por exemplo. 

- Vou oficializar o meu sistema de classificação com meias estrelas.  Já há muito que o faço no Goodreads e há pessoas que desaprovam, mas quanto a isso azarinho. Um dia quando o Goodreads fizer o obséquio de nos deixar cotar com as metades, vamos a ver se não se rendem também... Em termos gráficos, deixei as estrelas vermelhas que usava e fiz uma pequena alteração - porque já dei 0,5* [i.e. meia estrela em cinco - quando não terminei um livro e pela imagem podem ver a mudança]. Espero que  não sejam muito confusas - podem dar feedback e até agradeço! Já tinha usado esta menina uma vez para criar o header do blog, mas como tantos outros não resultou - desta vez ficou só o título e a menina teve utilidade para:


- Vou voltar às opiniões dos filmes e "inventar" posts sobre séries que assisto - já ando aqui a magicar alguns posts, é só ter tempo para os construir. E tenho muitos filmes e séries para pôr em dia, aiiii! O sistema de classificação dos filmes também mudou, deixei de usar as estrelas do Imdb, para...




Usar estes baldes de pipoquinhas! Salgadas, sff.
Eu sei, não é nada criativo, mas sempre é melhor que estrelas - pois essas vou usá-las nas séries.

Opiniões
- Resolvi não escrever opiniões de todos os livros que leio. O ano passado não consegui acompanhar o meu ritmo de leitura aliado com as obrigações diárias. Para além de ter sido stressante, as opiniões acabaram por não quer a qualidade que eu queria e se é para escrever coisas ruins, tenho a opinião que nem vale a pena escrever. Isto só funciona para as opiniões, para os escritos não... Fuck logic. 

- Este ano [2015] já conto com mais de 30 leituras, 1/3 são harlequins e, desta forma, decidi 1) fazer opiniões gerais de séries Harlequin, sejam trilogias ou séries de oito; 2) não farei opiniões de livros que tenham uma cotação abaixo das duas estrelas, a não ser que seja de um autor nacional - isto porque a minha opinião pode ajudar. Este ano tive uma situação assim e ainda não publiquei a opinião original - já falei com a autora, tentei ajudar no que pude, não sei se ajudei ou não, por isso quando me organizar coloco aqui um texto mais soft para os leitores decidirem se querem ler ou não com base nas minhas considerações - que para todos os efeitos valem o que valem.

Posts
- Já disse anteriormente, mas tenho ideias para posts sobre filmes e séries - já nem falo dos livros - só me falta é tempo para organizar os textos e colocar aqui no blog. 
- Em 2013 dei início a uma rubrica que não continuei - Beta-reading - com entrevistas, artigos, textos variados... a ver vamos se consigo colocar isto em prática! 

Por enquanto acho que é só :) 


Comments

  1. Gosto das alterações e adoro o sistema de ratings :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Yap, já andava a pensar nisto há algum tempo, mas só agora meti mãos à obra! A ver a duração disto... :D

      Delete
  2. Que boas ambições :). Espero que consiga por tudo aquilo que ambiciona em prática.
    Gostei do sistema de cotação

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também eu, espero :) Obrigada!!!
      Sim, o sistema de cotação passou das estrelinhas para isto e só agora reparei que troquei o 2,5* e o 2* de lugar ahaha enfim, ninguém nota :P

      Delete
  3. UUUh, cá esperamos as novidades em prática. E também não escrevo opiniões de tudo o que leio. Só dos que gosto mesmo ou os que me comprometi a dar opinião ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. A ver vamos se consigo :)
      Pois, o ano passado foi o que foi, tive mesmo de decidir :D
      Obrigada!

      Delete

Post a Comment

Deixa aqui as tuas epifanias ^^
A gerência agradece :)

Popular posts from this blog

Contos| 5 ideias para escrever

Depois de um mês que foi um D E S A S T R E, surge Março com a luz ao fundo do túnel. 
Ainda estou doente, mas se não me puser de pé o corpo e a mente habituam-se ao bem bom da caminha e não pode ser. Chega de mandriar. De pé, decidi escrever. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra...
Eu repito: decidi escrever. Em 2013 terminei o meu primeiro draft e fiquei com menos um esqueleto na gaveta com a promessa de reduzir os restantes. Em 2014, peguei-lhe e dei-lhe uma volta de 180º, integrei muitas coisas, novas situações, personagens, twists, mas... achei que ME faltava algo enquanto escrevinhadora, talvez mais experiência como leitora. Vai daí, deixei as ideias em lume brando e dediquei-me à leitura; li de tudo, li muito, li livros pequenos e grandes, em português e inglês, físicos e e-books. 
Em 2015, propus-me a terminá-lo. E quem anda nas ruas do editanço e etc e tal, sabe como funciona. Aiiii, que isto está tão bom. Hãããn qu'é que andaste a beber?!?! Está horrível! Fui eu que e…

"A Grande Revelação", de Julia Quinn

Goodreads
Opinião
Quando se trata de Julia Quinn, não consigo ser imparcial. Não, correcção: não sei ser imparcial. Para falar a verdade, não que o seja nos outros livros que leio, mas com esta autora é diferente.
Este livro é especial, por muitos motivos. Um deles é ter revelado o GRANDE segredo que é absolutamente fenomenal. Ainda outro prende-se pelo dom que ambos os protagonistas têm em comum. Um gosto que também é o meu... e não, não vou dizer qual é porque seria um spoiler de todo o tamanho. Esperei muito tempo – talvez umas duas semanas para comprar o livro que eu pensava que sairia a dia 27 de janeiro, e mais duas semanas para comprá-lo efectivamente depois do lançamento - mas, puf, isto não é nada certo? Nada, comparado com os meses que ficarei à seca à espera do 5#, oh dear Lord…Focando a história, que isso é que importa, tinha muitas expectativas sobre ela. Quando lemos um ou dois livros de uma dada autora, ainda é como a outra. É novidade e, por gostarmos tanto, tanto, tanto,…

yWriter

Nota aos LeitoresDecidi partilhar algumas dicas, programas, sites, etc que me têm ajudado a desempenar na escrita. Incrível foi eu já ter este post escrito e agendado e alguém me dizer: tenta usar a escrita e o blogue como "testemunho" e não como "confidência". Por isso, eis-me aqui... com uma dica que me tem realmente ajudado! 
 *

Utilizo este programa há uns anos e só tenho coisas boas a dizer!

O que é yWriter?